13.6.09

 

Educar-se para educar




"No mundo todo, a educação só poder transformar-se quando ocorrer a transformação do educador. Isso está ficando evidente cada dia mais, o educador precisa educar-se. Não é uma questão de educar a criança, mas o educador." Krishnamurti



Desenho: Solange Pereira Pinto
Texto: Susan Bello



Os professores podem ser um tipo de conexão nutridora, se forem receptivos a seus próprios mundos interiores e desenvolverem formas de inteligência criativa, intuitiva, emocional e simbólica, estimulando o autoconhecimento juntamente com os estudantes.

Treinar os educadores a trabalhar com seu mundo interior e sua personalidade criativa expande o conteúdo de aprendizado acadêmico, levando outros tipos de conhecimento à mente racional. É de vital importância estimular característica da personalidade criativa em pessoas de todas as idades.

A psicóloga junguiana, Marie Von Franz, afirmou certa vez que “a cultura que não encoraja o potencial criativo de seus membros não evolui e se estagna, acabando por desaparecer.”
É necessário encorajar mais personalidades criativas, alavancar ainda mais a abordagem de idéias inovadoras a fim de que o nosso cotidiano seja visto de outro modo.

Desenvolver a criatividade não é apenas levar crianças ao teatro, museus ou fazer colagens, envolve o reforço das características da personalidade criativa.

O potencial criativo existe não apenas em artistas mas em todos nós. É possível ensinar as características da personalidade criativa.
Uma personalidade criativa inquisitiva, corajosa, comprometida com seu projeto criativo, auto-motivada e inovadora. É possível trazer a criatividade a qualquer trabalho que se escolha fazer.

Algumas características da personalidade criativa:

· capacidade de viver na incerteza;
· capacidade de acessar regiões profundas do inconsciente;
· capacidade de sentir emoções profundas e intensas
· pensamento independente, não-conformista
· receptividade à idéias novas e diferentes
· auto-motivação
· persistência
· curiosidade
· espírito aventureiro, inovador, impulsivo, espontâneo
· engenhosidade e sensibilidade aguçada
· pensamento global: capacidade de perceber as interconexões entre assuntos aparentemente dissociados
· capacidade de perceber uma coisa a partir de vários pontos de vista
· respeito aos valores internos mais que à aprovação externa
· capacidade de pensar simbólicamente (abstratamente)
· variedade de interesses
· apreciar os momentos de solidão

Marcadores:


Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?