15.4.12

 

Mania de escrever para escrever com as manias

Todo mundo tem manias. Alguns têm superstição ou pratica algum ritual mais elaborado antes de fazer certas atividades. Escritores não são diferentes. Michel Laub, reuniu em seu blog postagens imperdíveis para quem tem se aventurado na arte da escrita: "Cem escritores brasileiros e suas manias quando escrevem". 

Ficar nu, cortar conexão com a internet, tomar chimarrão, café ou coca-cola, ouvi música clássica, ter silêncio absoluto,  fechar portas, arrumar a mesa, limpar caixa de e-mails, tomar um banho e pentear a franja,  chacoalhar dois lápis sem pontas, barriga vazia, ler o jornal, acordar antes de o sol nascer, frequentar os lugares ou cenários que poderiam ser do livro, olhar o quintal pela janela, sair de casa, ler um poema, ligar o rádio ou a TV, tomar duas doses de malte, não tirar o pijama, isolar-se, ter um copo de água do lado, cuidar dos gatos, faxinar o escritório ... essas e outras estão entre as manias dos escritores durante o processo criativo. 





Confira abaixo alguns trechinhos que trouxe como tira-gosto e depois vá lá no blog do Laub devorar tudinho! As imagens que ilustram esta postagem são do artista russo Vladimir Kush.


"Acho que o maior esforço que eu faço é o de me disciplinar pra criar essas manhãs quase perfeitas — sem sono, sem ressaca e sem culpa". Fabrício Corsaletti


"Preciso estar sozinho no escritório. Gente ao meu lado, seja quem for, me atrapalha – o que é espantoso, eu sei, para um cara que, como eu, trabalhou durante duas décadas em imensas redações". José Castello


"Escrever demais é algo mental e fisicamente insuportável. Trinta minutos é o tempo ideal. Menos do que isso, não fico saciado". Nelson de Oliveira


"Só preciso de um teclado. E ah, sim, de ideias (mas diante do teclado as ideias surgem).” Moacyr Scliar


"Quando abandono um relato, ele perde a temperatura e não consigo retomá-lo. Para não parar, tenho que começar a escrever sempre pela madrugada, dia após dia, e seguir até o final da tarde". Miguel Sanches Neto


“Escrevo todo dia à mão nas mesas de confeitarias e cafés e livrarias da cidade". Evandro Affonso Ferreira


"Meu escritório é amplo porque durante a escritura de um conto ou de um romance preciso sempre de muito espaço para as revistas, os livros, as graphic novels, os mangás, as gravuras, os recortes de jornal… Costumo trabalhar com seis ou sete publicações abertas". Luis Bras


"A rigor, nem lembro direito como foi que escrevi meus livros! Parece que, quando as ideias se definem um pouco melhor, eu simplesmente sento e escrevo, como posso, como dá". Rubens Figueiredo


"Antes, porém, de começar a escrever, tenho que fazer o projeto integral do livro, faço mapas, esquemas, lista das personagens, com suas características e principais intervenções na história. Só depois do livro todo estruturado é que começo a escrever". Alberto Mussa


"Só escrevo roteiro com fonte courier. E literatura, fonte verdana. Escrever é muito difícil. Porque é difícil começar, tomar coragem. Mais difícil é parar. A melhor parte é olhar o feito, e depois dormir, vinte das vinte e quatro horas do dia".  Juliana Frank


"Minha única “mania”, quando escrevo, é, seguindo o conselho de García Márquez, sempre parar a narrativa num lugar em que eu saiba pra onde ela vai, no dia seguinte.” Tony Belloto


"Seja como for, escrever é quase sempre um trabalho meio doloroso. Gosto mesmo é do que vem depois: editar o material bruto, cortar, montar os pedaços em outra ordem, preencher lacunas. Isso é tão prazeroso e envolvente que nessa hora nem faz diferença se o telefone toca ou os emails pipocam.” Sérgio Rodrigues


E você também tem manias? Comente! A minha principal é me entendiar nas redes sociais e e-mails enquanto penso o tema, preferencialmente descalça. Sapatos "sufocam" minhas ideias.  hehehe. Ah, e não consigo escrever com fonte Times New Roman! 



Marcadores: , ,


Comments:
Adoreiiiii seu blog. agora vou passar sempre por aqui.bjs
 
Obrigada!
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?